PAP PORTA PANETONE

figuras 1 e 2

Bem , a pedidos, lá vou eu em mais um PAP, desta vez do porta panetone, criação de COMO SE FAZ ARTESANATO, e publicado na Vila do Artesão.

O primeiro passo é cortar um retângulo em feltro (pode ser em qualquer outro tecido encorpado, só acrescente bainhas nas extremidades para evitar que desfiem), com o tamanho de 60 cm x 30 cm. Dobre no meio e deixe a abertura para cima, para que possamos continuar a montagem da peça, conforme mostra as duas primeiras fotos (figuras 1 e 2).





figuras 3 e 4

Agora corte um retângulo no feltro de outra cor (ou em tecido que componha), com 60 cm x 20 cm, ok? Dobre no meio e deixe a abertura para baixo, para que possamos unir com o feltro vermelho (figuras 3 e 4).
Deu pra entender até aqui? Que bom! Então, vamos para o passo seguinte!


figura 5

Estamos na montagem propriamente dita.
Vamos colocar o feltro branco, encaixado no feltro vermelho, de modo que os 10 cm de altura do feltro branco e os 15 cm de altura do feltro vermelho, façam com que o porta panetone tenha aproximadamente 25 cm de altura. Alfinete para que não tenha o perigo de escapar ou ficar torto, e passe a costura reta, unindo as duas partes. Ah, não esqueça também de passar uma costura (pode ser reta ou zigzag) na parte superior do feltro branco para fazer um canal para que a fita passe e feche o nosso porta panetone no fim do trabalho, conforme a figura acima (figura 5).


figuras 6 e 7

Hora de enfeitar nosso porta panetone, com passa fita, bordado inglês, patchcolagem, etc, etc, etc, de acordo com sua criatividade (figuras 6 e 7)

figura 8

Passo final: Vire o porta panetone no avesso e una as duas partes, o transformando em um cilindro(figura 8). Para sumir com a costura aparente, aplique viés (coloquei viés branco). A aparência interna ficará conforme a figura 9.



figura 9



Pronto! Trabalho completo, e mesa natalina, linda!!!! E feito com suas mãos! Espero que tenham gostado do pap! Deixem seus comentários dizendo se estou conseguindo o principal objetivo : compartilhar com vocês minhas descobertas e ver vocês executando minhas aulinhas! Ah, se puderem, enviem fotos dos porta panetones que vocês criarem, ok?

Comentários

  1. Lindo demais esse porta panetone! Amei
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Obrigada , Adriana! Adoro ensinar o que invento, mas nem sempre tenho tempo para fotografar o passo a passo... então, os paps são uma vitória no meu dia a dia, kkk! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá,Realmente você tem mãos de fada,que perfeição essa peça,lindo o seu porta panetone... parabéns!!!
    aliáis, está tudo lindo como sempre!!! bjooos

    ResponderExcluir
  4. Ah, obrigada por tanto carinho! Faço tudo com tanta alegria no coração que acho que isso passa parao tecido!
    Bjs,

    ResponderExcluir

Postar um comentário